Notícias

IOE lança livro de receitas da Família Real em parceria com o Grêmio
20/03/2018
Ascom IOE
A assinatura contou com a presença do presidente da IOE, Cláudio Rocha, do Grêmio Literário Português, Alírio Gonçalves, do vice-consul de Portugal, Francisco Brandão, e diretores das duas instituições.

A Imprensa Oficial do Estado, em parceria com o Grêmio Literário Português, assinou na manhã desta terça-feira, 20, o termo de doação da edição fac-símile produzida pela autarquia, do livro Arte de Cosinha, de João da Matta, cuja primeira edição é datada de 1876. O livro é uma das obras raras que fazem parte do acervo da Biblioteca "Fran Paxeco", pertencente à Associação do Grêmio Literário e Recreativo Português, uma das mais importantes e longevas bibliotecas do Estado. Em quase trezentas páginas, são detalhadas receitas curiosas de jantares preferidos da Família Real de Portugal e Imperial Brasileira.

A assinatura contou com a presença do presidente da IOE, Cláudio Rocha, do presidente do Grêmio Literário Português, Alírio Gonçalves, do vice-consul de Portugal, Francisco Brandão, e diretores das duas instituições. Para Alírio Gonçalves, “a parceria com o governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, veio pra engrandecer o Grêmio Literário Português, além de fortalecer e dar visibilidade aos laços entre Pará e Portugal, pois o livro irá circular em todo o mundo", ressaltou. Com lançamento previsto para acontecer no Consulado em Brasília e depois em Portugal, o livro representa, também, segundo o presidente, “uma valorização do patrimônio cultural de Portugal”.

O presidente da IOE, Cláudio Rocha, ao assinar a apresentação da edição, falou sobre a importância, em tempos digitais, de se valorizar uma obra rara como essa. “Que ela possa ultrapassar as plataformas impressas para ganhar forma e força nos meios digitais, apenas para não fugirmos daquilo que é peculiar nesse meio também: a fome pela novidade, ainda que a liquidez domine o espaço virtual”, ressaltou. E acrescentou que, tendo em vista que o livro compõe um acervo tão interessante como o da Biblioteca do Grêmio, “é de mister importância, também, que possamos ajudar no projeto de conservação e acessibilidade das obras raras da biblioteca que, segundo alguns historiadores, é considerada o terceiro gabinete de leitura do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e da Bahia”.

Texto : Ascom Imprensa Oficial do Estado 

Fonte: imprensa oficial