Notícias

Editora Pública da Ioepa faz entrega de livros a escritor
12/01/2022

 

A Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa, fez a entrega na quarta-feira (12), de 127 volumes da obra “Contos e Causos II – Mosqueiro e seu Mundo Sobrenatural”, do professor Sandro Arlan. A obra é uma das recordistas da editora, na Loja da Ioepa e esgotou no estande da Imprensa oficial na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em dezembro de 2021.


O autor recebeu mais uma remessa dos livros das mãos do coordenador e editor da Editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, e da secretária executiva, Lica Oliveira.


Sandro Arlan disse que sempre teve vontade de escrever, mas que a atividade começou como parte de um processo terapêutico para o tratamento da depressão. “Quando eu tenho, não mais parar. Às vezes, eu escrevi seis contos e uma única noite. Isso foi muito bom pra mim; uma revelação”, contorno.


A temática das assombrações na ilha de Mesquito, distrito de Belém do Pará, surgiu das memórias de infância na ilha, a energia elétrica ainda era e quando fora do alcance para os moradores das mais pobres. “À noite, a gente se reúne com nossos pais e avós embaixo de alguma árvore e eles ficavam contando histórias de nossas lendas e das seres mitológicos que habitavam Mosqueiro; falavam da Iara, do boto, Curupira, Saci...”, lembrado o autor.


Sandro Arlan disse que suas narrativas são uma forma de preservar a memória dos seus ancestrais e viva a tradição das histórias dos seres míticos para as futuras gerações. “As lendas como o Curira estão desaparecendo por causa do avanço da urbanização. Com a chegada dos assentamentos urbanos, as visagens não têm mais onde morar e vão desaparecer”, opinou o professor.

Fonte: Ioepa