Notícias

Fundação ParáPaz promove capacitações para profissionais da educação
16/08/2023

A Fundação ParáPaz, que atua de forma constante e humanizada no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, promove mais uma série de capacitações gratuitas com o objetivo de fortalecer o sistema de garantia de direito destes jovens em todo o Pará. Elas já estão programadas nos municípios de Belém; Marituba, na Região Metropolitana; Itaituba, sudoeste estadual; e Santarém, Região Oeste do Estado, e as inscrições estão abertas. 

Com o tema ‘A importância do profissional de ensino no acolhimento de crianças e adolescente vítimas e testemunhas de violência’, a capacitação abordará estratégias para reconhecer indicadores de violência, como lidar com situações delicadas e como estabelecer um canal de comunicação efetivo dos profissionais com os alunos, já que estão em posição privilegiada para identificar sinais de trauma, oferecer um ambiente seguro e encaminhar os casos de forma adequada.

Papel dos educadores - Ao investir na capacitação desses profissionais, fortalece-se a rede de proteção, permitindo uma identificação precoce e intervenção apropriada nos casos de violência, bem como a promoção de um ambiente saudável para o desenvolvimento infantojuvenil.

A iniciativa sugere que escola não seja apenas um local de aprendizado acadêmico, mas também um espaço onde os jovens possam construir relações sociais e emocionais.  Os profissionais de ensino, bem capacitados, podem contribuir para a recuperação emocional das vítimas, promovendo um ambiente que apoie o bem-estar mental e o desenvolvimento saudável dentro e fora da escola.

A programação conta com vários parceiros, como a Secretaria de Educação (Seduc); Ministério Público; Conselho Tutelar; Polícia Civil e Militar; Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, etc.

Para participar – As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento, através do link: 

Marituba  
18 e 19 de agosto – Auditório IESP
https://doity.com.br/sgdca2023-marituba

Belém 
29 e 30 de agosto – Auditório Ismael Nery – Centur 
https://doity.com.br/sgdca2023-belem

Itaituba 
19 e 20 de setembro – Auditório SEMED
https://doity.com.br/sgdca2023-itaituba

Santarém
21 e 22 de setembro – Auditório UEPA
https://doity.com.br/sgdca2023-santarem

 

Fonte: Ascom IOEPA