Notícias

Semu segue com a caravana 'Todas as Vozes em Defesa das Mulheres' na Ilha do Marajó
18/08/2023

A Secretaria das Mulheres, por meio da Diretoria de Planejamento, Articulação e Políticas para Mulheres, está intensificando suas ações na região na Ilha do Marajó, com a realização da Caravana "Todas as Vozes em Defesa das Mulheres". A iniciativa busca fortalecer a rede de proteção e apoio às mulheres e meninas do arquipélago, percorrendo seis municípios: Portel, Melgaço, Breves, Bagre, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista.

Para institucionalizar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência contra as mulheres, a Semu tem estreitado laços com parceiros locais. Nesse sentido, no município de Melgaço, a ação foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas Públicas para Mulheres - coordenada pela secretária Maria Cleudimar - e de Trabalho e Promoção Social - gerida pela secretária Silvia Kelly, duas mulheres titulares dessas pastas.A secretária das Mulheres, Paula Gomes, explica que a Semu busca construir políticas que promovam a autonomia financeira de mulheres e consequentemente o rompimento do ciclo de violência que as mulheres sofrem, em razão de dependerem economicamente do agressor. “A dependência financeira e emocional é algo que aprisiona à mulher, por isso estamos construindo estratégias de atuação através do mapeamento do trabalho de mulheres e das condições que estão inseridas de acordo com cada região. Portanto, a ida aos municípios e parceria com o poder público local são importantes para potencializar as políticas direcionadas à mulher”, finaliza a gestora.

Durante as atividades da caravana, a equipe da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência de Gênero, da Semus realizou também um monitoramento detalhado da Rede de Serviços de Atendimento à Mulher. Foram visitados diversos serviços institucionais, tais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Unidade Básica de Saúde "Raimundo Barbosa Nunes", a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Delegacia de Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a Guarda Municipal e o Comando da Polícia Militar.

Em seguida, com o objetivo de sensibilizar e fortalecer o fluxo de atendimento às mulheres e meninas, foi realizado um treinamento da Rede de Proteção à Mulher. O evento contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Creas, Cras, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal de Educação e organizações da Sociedade Civil Organizado. Durante esse encontro, foi promovido um diálogo reflexivo onde as instituições apresentaram suas atuações, além de discutirem os desafios enfrentados. Foi destacada a importância do fortalecimento das políticas públicas de forma geral nos municípios.

No terceiro momento da caravana, foi realizada uma Roda de Conversa com o tema "Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica". A participação foi marcante, com mulheres da comunidade se reunindo para receber orientações sobre temas como Empoderamento, Participação Política da Mulher, Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, Violência Doméstica e a relevância da Autonomia Econômica como catalisadora de mudanças de vida.

A assistente Social Kelen Santos, servidora da Semu, explica que o olhar da Secretaria para a realidade do arquipélago do Marajó é extremamente importante, pois diante do monitoramento da rede de serviços é possível estabelecer um diálogo reflexivo com as equipes, fortalecendo as mesmas para que possam se reconhecer enquanto profissionais da linha de frente no atendimento às mulheres. “É importante trabalhar de forma transversal e realmente integrada com outros serviços do município. E, enquanto representante da Semu, estamos compreendendo também os entraves que esses municípios estão vivenciando, pois como hoje o Pará tem uma Secretaria de Estado da Mulher, acreditamos que, mediante os relatórios que serão elaborados pela equipe após essas ações, a nossa gestora possa fazer os encaminhamentos necessários”, explica.

O principal objetivo dessas ações é mapear as experiências das mulheres nos municípios visitados e promover a formulação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo feminino. A Caravana Marajoara "Todas as Vozes em Defesa das Mulheres" representa um passo crucial para fortalecer a igualdade de gênero e garantir um futuro mais seguro e promissor para todas as mulheres e meninas da região do Marajó.

 

Fonte: Ascom IOEPA