Notícias

Imprensa Oficial do Estado vai imprimir a III Antologia Cordéis do Norte
01/09/2023
Danilo Silva
Danilo Silva

A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, vai publicar a III Antologia Cordéis do Norte, que reunirá textos de 20 cordelistas, entre paraenses e de outros Estados. A reunião para tratar do assunto ocorreu na sede da Ioepa, durante visita dos representantes da Academia Paraense de Literatura de Cordel (APLC), Francisco Mendes e João Castro, ao presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

Segundo Jorge Panzera, a Ioepa assume o compromisso com a academia para trabalhar na impressão desta obra, prevista para ser lançada no final de dezembro ou início do próximo ano. “Trata-se de uma importante publicação literária para a sociedade paraense, e que deve ser valorizada, estimulada e popularizada, principalmente pela juventude paraense que pode e deve consumir e produzir esse tipo de literatura dentro e fora da escola”.

“Esta cartilha será apresentada às secretarias de Culturas e Educação de municípios paraenses para ver se a gente consegue colocar o cordel como instrumento de incentivo à leitura, à produção de textos e de alfabetização, ou seja, fazer uso do cordel como instrumento pedagógico em sala de aula”, explicou o presidente da APLC, Francisco Mendes.

A Academia Paraense de Literatura de Cordel foi fundada em 09 de janeiro de 2018, com aproximadamente 40 membros, e no ano seguinte, ganhou um espaço privilegiado na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com o IX Encontro de Cordelistas da Amazônia e o lançamento da I Antologia de Cordéis do Norte. A segunda edição da obra foi lançada em 2022.

A terceira edição, explicou Mendes, encontra-se em fase de revisão e contará com dois cordelistas convidados, Marco Aurélio e Márcio Fabiano, além de 18 escritores selecionados pela academia. “A obra vem cheia de particularidades, com uma introdução sobre a história do cordel no Brasil e no Pará e uma minibiografia de cada autor. Vamos fazer uma bonita antologia”, reforçou ele.

Além do processo de interiorização e reestruturação da academia, que já conta com membros em Belém, Altamira, Igarapé-Mirim, Cametá, Marabá, Capanema e Castanhal, a APLC trabalha na produção das cartilhas do 11º Encontro de Cordelistas da Amazônia, previsto o dia 16 de setembro, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.


Fonte: Ascom IOEPA