Notícias

Livro que lança um olhar feminino sobre Belém será lançado pela IOE
29/05/2017

“Vejo Belém como uma mulher de pele morena, lábios cor de açaí, cabelos negros e ondulados como as marolas da maré”. A descrição da cidade é feira por Juliana Dias que transpôs o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "A Belém das Mulheres" para livro que será lançado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), no dia 30 de maio, às 19h, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro.

“O projeto reúne 15 crônicas sobre características de Belém pelas impressões das mulheres que vivem aqui. O intuito era construir um sucinto retrato da cidade por meio não só do meu olhar como cronista; eu quis saber também como os outros olhares femininos enxergavam a mangueirosa, como a chamamos carinhosamente”, informou Juliana Dias.

Ela conta que passou quatro meses fazendo entrevistas e a partir das informações que coletou, mesclou as próprias impressões e procurou escrever as narrativas de um jeito leve, bem regional, buscando valorizar a linguagem, cultura, memória, as peculiaridades da cidade.

Segundo a autora, a motivação da pesquisa surgiu durante andanças com a mãe pelo comércio da cidade. “Ela sabia que eu era apaixonada por jornalismo literário, por Belém e pela literatura produzida aqui; então sugeriu que eu falasse sobre a cidade”, narrou.

Juliana explicou que partiu do seu orientador, o professor Antônio Carlos Pimentel Jr, a ideia de realizar entrevistas para produzir as crônicas, tendo como inspiração o livro “Rio de Janeiro: um retrato (a cidade contada pelos seus habitantes)”, de Fausto Wolff. “A partir daí o projeto foi se desenvolvendo e o livro nasceu”, acrescenta.

“Foi uma honra colocar no papel o meu amor pela mangueirosa que, apesar de todos os problemas, continua singular. O lançamento do projeto é, sem dúvida, a realização de um sonho e uma conquista coletiva”, finalizou.

Serviço: "A Belém das Mulheres"
Data: 30/05/2017
Hora: 19h
Local: Estande da Imprensa Oficial do Estado, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar.
Entrada Franca

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do Estado 

Fonte: Imprensa Oficial