Notícias

IOE assume a vice-presidência nacional das Imprensas Oficiais
26/03/2015
João Ramos
O presidente da IOE, Claudio Rocha, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais - ABIO, para o biênio 2015 - 2017.
João Ramos
A Assembleia Geral da ABIO aconteceu nesta quarta-feira (25), em Salvador - BA, sendo seguida pelo 10o. Fórum das Imprensas Oficiais de Países de Língua Portuguesa.
João Ramos
Luiz Gonzaga, diretor-presidente da Empresa Gráfica da Bahia, reeleito presidente da ABIO, ao lado de Claudio Rocha, eleito vice-presidente da entidade.
O presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará, Cláudio Rocha, assumiu a vice-presidência da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), entidade que reúne imprensas oficiais de todo o Brasil, estaduais, municipais e de outros poderes, como o Senado Federal. Foi reeleito presidente da Abio Luiz Gonzaga Fraga de Andrade, que também dirige a Empresa Gráfica da Bahia - EGBA.

A eleição aconteceu durante a 26ª Assembleia Geral Ordinária da Abio, realizada nesta quarta-feira (25), em Salvador - BA, onde também acontece, até esta sexta-feira (27), o 10º Fórum das Imprensas Oficiais de Países da Língua Portuguesa, reunião que congrega dirigentes das imprensas oficiais de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e das imprensas oficiais brasileiras.

DIRETORIA - A nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais ficará à frente da entidade por dois anos. Para a segunda vice-presidência foi escolhido Cláudio Sá, que dirige a Imprensa Oficial de Santa Catarina; para a secretaria geral, Marcos Kummer, de Alagoas. Vinícius de Tomasi Ribeiro, do Rio Grande do Sul, ocupa a diretoria da Regional Sul; na Regional Sudeste, assume Eugênio Ferraz (MG); na diretoria Nordeste, Albiege Fernandes (PB), e na Região Norte, Mário Jorge Correa, diretor na Imprensa Oficial do Amazonas.

DIÁRIOS OFICIAIS - A Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio) tem como missão principal a defesa permanente da independência das entidades e sua independência, reforçando cada vez mais a sua importância para a democracia da informação.

"Quando falamos em democracia da informação, estamos nos referindo ao direito inalienável da sociedade de ser informada também sobre atos e gastos públicos, por exemplo. E ainda é através da Imprensa Oficial que se obtém a maior credibilidade neste aspecto", afirma Luiz Gonzaga Fraga Andrade, presidente reeleito da Abio. "Nós promovemos encontros sistemáticos entre as diversas imprensas oficiais do Brasil, com o intuito de nos atualizar sempre com relação a setores como administração, gastos, investimentos e processo de modernização deste tipo de informação", reforça o presidente da Abio.

Para o novo vice-presidente da associação, Cláudio Rocha, o principal resultado dos encontros entre as imprensas oficiais é a troca de experiências. "Aprendemos muito uns com os outros, o que nos ajuda a não repetir erros e a abraçar novas ideias e tecnologias" ressalta Cláudio Rocha. "Nos eventos internacionais, apesar das diferenças acentuadas, fica muito clara a importância da instituição Imprensa Oficial como instrumento de transparência, cidadania e democracia, nos três continentes que possuem países que falam português", finaliza.

INTERNACIONAL - Além do encontro que acontece em Salvador, que congrega os países lusófonos, as imprensas oficiais das Américas têm encontro marcado em Cuzco, no Peru, nos dias 1 e 2 de julho; e em novembro, no Chile, quando acontecerá a escolha da diretoria da entidade que as congrega, a Rede de Boletins Oficiais das Américas - RedBoa.

Fonte: Imprensa Oficial