Notícias

Imprensa divulga editora pública
em espaços acadêmicos do estado
08/05/2019

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) inicia nesta quinta, 9, e sexta, 10, das 8h às 18h, uma ação de divulgação da editora pública que está sendo montada pela autarquia com a divulgação e venda de livros.

No primeiro momento, serão ofertados cerca de 100 livros de autores paraenses, com preço bem acessível, em um estande no Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no bairro do Telégrafo. 

Segundo o coordenador da equipe de montagem da editora pública da Ioepa, Rodrigo Moraes, o objetivo é divulgar a editora que será lançada e os autores que já foram publicados com selo da Imprensa Oficial. “Nossa intenção também é contribuir para o aquecimento e desenvolvimento do mercado literário no estado incentivando a prática de leitura”, explicou ele.

Desde o inicio da nova gestão, a Imprensa Oficial passa por mudanças que incluem a ampliação de ações para todo o Estado, assim como a consolidação de novos projetos, entre eles, “a criação uma grande editora pública do estado, orientada por uma política transparente de edições e de publicações, e com ações deliberadas, pela primeira vez em sua história, por um conselho editorial próprio”, informou o presidente da autarquia, Jorge Panzera.

Uma equipe de profissionais, entre assessores e designers, já trabalha na elaboração dos editais da editora pública para serem apresentados na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá entre os dias 24 de agosto a 1º de setembro, em Belém.

Segundo Panzera, assim que lançada, a proposta é que a editora trabalhe com quatro linhas editorais. “Teremos, a princípio, quatro linhas atuação editorial. A primeira, de autores e títulos que estão fora de catálogo, para reeditar livros já esgotados. A segunda, para novos autores e novos títulos, por meio de uma política de editais públicos, pensada de forma a atender a todas as regiões paraenses. A terceira, viabilizada com parcerias interinstitucionais, cujo foco é a produção das universidades, em especial as públicas. Já a nossa quarta linha de atuação será comercial, aberta a propostas de publicações externas em geral”, pontuou.

No inicio do ano, a Ioepa lançou o livro "Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó", da série Minha História, Nossa Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), organizado por Giovanni Blanco Sarquis.

 “Rir é o melhor corretivo”, de Euclides Farias, que será lançado nesta quarta-feira, 8, na Casa da Linguagem, é o segundo lançamento deste ano com o selo da Imprensa Oficial do Pará.

Fonte: Imprensa Oficial