Notícias

Dia de Alfredo celebra
a literatura Dalcidiana
07/06/2019
Designer Henos Silva
16 de junho é Dia de Alfredo

O Dia de Alfredo é comemorado em 16 de junho como uma celebração da Literatura Dalcidiana.O Dia de Alfredo é comemorado em 16 de junho como uma celebração da Literatura Dalcidiana.

O dia 16 de junho foi apelidado de Bloomsday e é celebrado em vários países em homenagem a James Joyce, em referência ao seu personagem Leopold Bloom, do aclamado romance Ulysses, marco da literatura mundial, publicado em 1922.

No Brasil, no entanto, e especialmente em terras parauaras, o dia 16 de junho é conhecido como DIA DE ALFREDO, e corresponde ao dia de falecimento do escritor marajoara  Dalcídio Jurandir (Ponta de Pedras - Marajó, 10/01/1909 - Rio de Janeiro - RJ, 16/06/1979). Essa data simbólica foi criada em 2016 pela confraria intitulada Sociedade Amigos da Academia do Peixe Frito.

O Dia de Alfredo, uma vez instituído, estimula a leitura dos romances dalcidianos e  busca impulsionar o turismo literário; é uma chamada para contemplar a criaturada grande de Dalcídio na paisagem cultural da Amazônia marajoara, de Belém a Macapá rumo ao Caribe, acredita seu idealizador, José Varella Pereira, que não deseja apenas uma celebração, mas um evento de economia criativa, onde se possa criar um compromisso com a educação popular levando ao engajamento de novos alfabetizados livres das cadeias da exploração das necessidades dos mais pobres pela educação de seus filhos e netos através da leitura em todas as escolas --- principalmente no arquipélago marajoara --- da singular história de Alfredo em busca da escola na cidade grande.

Enfim, o Dia de Alfredo é o Bloomsday parauara, onde celebramos a importância da literatura de Dalcídio Jurandir e buscamos difundir e incentivar o turismo literário pela extensa região da Amazônia marajoara. https://www.e-paragrafo.com.br/post/dia-de-alfredo

Fonte: Pará.grafo

Fonte: Imprensa Oficial