Notícias

Livro relata expedição da FAB à região do Parima em Roraima
07/06/2019

Relatos, fontes fidedignas que se apoiam em excertos de relatórios oficiais, somados a anotações únicas e inéditas sobre expedições realizadas ao estado de Roraima- especialmente a Expedição Parima, em 1961-, resultaram no livro “Contrafortes do Eldorado – Expedição da Força Aérea Brasileira ao Parima (Roraima), março de 1961, monitorado por Ovni” de Paraguassú Élleres, que será lançado no dia 18, às 19h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), em Belém.

A obra, rica em detalhes, traz informações preciosas sobre aquela região pouco conhecida até os dias de hoje. Lançando mão de sua extraordinária memória, o autor faz questão de citar as pessoas que compuseram a expedição.

Paraguassú Éleres guia o leitor pelo cenário de “abandono, desproteção e desconhecimento daquelas terras pelo governo brasileiro e pela sociedade nacional da época”, como bem cita, no Prefácio, a socióloga Violeta Refkalefsky Loureiro.

Ao final, o autor ainda nos brinda com uma “última revelação” de um fato por ele presenciado e que, por razões administrativas e superiores, somente agora, após 56 anos, traz a público. O livro trata de dois relatos acerca de duas importantes expedições realizadas, respectivamente, na primeira e na segunda metade do século XX, ao estado de Roraima.

A primeira, comandada pelo médico Hamilton Rice, membro da American Geographical Society (USA) nos anos 20 (quando aquela área ainda integrava e pertencia ao Estado do Amazonas), a pretexto de estudar a geografia do lugar, sob os auspícios de uma instituição americana e sem qualquer autorização do governo brasileiro.

A segunda (quando a área já era então o Território do Rio Branco), no início dos anos 60, comandada pelo grande conhecedor da geografia amazônica que era o Coronel Aviador João Camarão Telles Ribeiro, expedição da qual Paraguassú Élleres fez parte como relator ou “escriba”, como se referia a ele o chefe da expedição, tendo por escopo localizar áreas propícias para abrir pistas de pouso nos confins do Brasil, numa área da Amazônia até então muito pouco conhecida e povoada, fronteiriça à Venezuela e à Guiana Inglesa.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Contrafortes do Eldorado...”
Data: 18 de março
Hora: 19h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré).

Fonte: Imprensa Oficial