Notícias

Ioepa doa livros e promove dia de leitura em escola no Tapanã
30/09/2021


Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dra. Ester Mouta de Carvalho, no bairro do Tapanã, em Belém, tiveram nesta quarta-feira (29) uma manhã dedicada ao conhecimento e ao contato com a leitura, o livro, o teatro, a poesia e a contação de histórias, como parte de uma atividade feita em parceria entre a escola, os professores Nilo Souza e Daniele Rodrigues, do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA); e o Portal do Conhecimento, projeto da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) que trabalha com políticas ligadas ao livro e à leitura, com foco no atendimento a bibliotecas públicas e comunitárias, além de espaços de leitura. A ação contou com apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

 

A coordenadora do projeto Portal do Conhecimento, Sandra Batista, informou que a Ioepa doou 144 livros para a sala de leitura e biblioteca da escola do Tapanã, além de 150 máscaras do projeto Travessia Barcarena, produzidas por costureiras daquele município.  “Estamos muito felizes e orgulhosos de poder contribuir com a educação e formação dessas crianças. Esperamos poder ajudar mais ainda essa escola, que faz um belo trabalho educacional em uma comunidade que tem muitas carências”, avaliou Sandra Batista.

 

O professor de literatura infantil do curso de Pedagogia da UFPA, Nilo Souza, fez contação de histórias e leituras dramatizadas de várias narrativas ligadas ao universo mitológico amazônico. Ele informou que atua nesse projeto em escolas 2013, no intuito de formar leitores e estimular a leitura. Nilo Souza informou que esse trabalho faz parte de um estudo sobre a mediação de leitura literária no ambiente escolar e no não escolar. “A ideia é criar leitores com amplo repertório e referências sólidas entre as crianças, seja no que se refere ao processo de alfabetização, ao desenvolvimento da imaginação e à consciência crítica desse público”, disse Nilo Souza, integrante do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (Gelafol), da UFPA.

 

A diretora da Escola Dra. Ester Mouta de Carvalho, Cristiane Daibes, elogiou a iniciativa da campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”, da Ioepa, que proporcionou a doação de livros àquela instituição de ensino. “Esta ação de hoje se deve ao Portal do Conhecimento e, para nós, é muito importante e necessária essa parceria. E a doação vem para atender a uma demanda de nossa biblioteca, que precisa de livros ligados à literatura infantil. Oferecer os livros aos nossos alunos faz parte de nosso compromisso em oferecer cultura e conhecimento aos nossos alunos”, relatou Cristiane Daibes. A diretora ainda que doações como a do Portal e da Biblioteca Pública do Pará, que ofertou um ventilador à escola, ajudam na manutenção de atividades como a da sala de leitura. “Nossa biblioteca é o único lugar onde os nossos alunos têm contato com o livro, com a leitura, devido às condições financeiras de nossa comunidade”, observou Cristiane Daibes.

 

O professor Márcio Sarmento é o responsável pela biblioteca da “Ester Mouta de Carvalho”. Ele contou que até cerca de dois anos, o espaço da biblioteca era um misto de sala de leitura e depósito par aguardar materiais diversos. “Foi quando eu sugeri à direção que se usasse a biblioteca definitivamente como espaço de leitura e pesquisa. Desde então nós temos lutado para aumentar o acervo e estimular as crianças á prática de leitura”, disse. Márcio Sarmento ressaltou a importância da doação feita pela Ioepa para a instituição de ensino: “Esses livros vão ser muito úteis, bem vindos e aproveitados por nossa escola. Estamos gratos.”  

 

O garoto Pedro resumiu a alegria pelo dia de leitura e contação de histórias em sua escola. “Achei muito bacana. Adoro ler e me diverti muito. Está tudo muito legal”, disse antes de sair correndo e se juntar aos amigos para assistir a peça com fantoches, “João e Maria”.

 

Sobre o Portal

O Portal do Conhecimento busca atender demandas provenientes das escolas municipais e das bibliotecas comunitárias e espaços de leitura.

 

Para a coordenadora do projeto Sandra Batista, a parceria contribui com o “alargamento de horizontes do aprendizado e do conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos municípios e comunidades”. As cidades que tiverem interesse em criar e ampliar seu acervo de livros podem enviar ofício via e-mail para [email protected]. O telefone do projeto é (91) 4009- 7847.

 

Quem quiser doar ou obter informações sobre a doação de livros deve ligar ou acessar a página do Portal do Conhecimento no Faceboook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).


Fonte: Ioepa