Notícias

Biblioteca Central da UFPA faz parceria com Ioepa para arrecadar livros
04/10/2021

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de se tornar um novo ponto de coleta de livros da campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”, do Portal do Conhecimento, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). A parceria foi formalizada entre o Portal e a Biblioteca Central da UFPA foi selada na manhã da sexta-feira (1), no prédio da BC, entre a coordenadora do Portal do Conhecimento, Sandra Batista, a diretora Célia Pereira e a coordenadora da biblioteca, Francisca Moreira.

Sandra Batista afirmou que a parceria foi acertada por meio de conversas anteriores e oficializada agora, em 1º de outubro. “Nós levamos a caixa da campanha para receber os livros com a logo do Portal e retornaremos daqui a um mês à UFPA para recolher as doações. O ponto coleta está na porta de entrada da BC”, ­­informou a coordenadora do Portal do Conhecimento.

A coordenadora da BC, Francisca Moreira esclareceu que a instituição, por ser da esfera federal não está autorizada a fazer doações de livros, mas que pode abrigar ações e parcerias que envolvam políticas voltadas ao livro e à leitura. Sandra Batista ressaltou que a criação do tonto de coleta veio em um momento oportuno, já que outubro, na UFPA, é o mês dedicado ao incentivo à leitura. “Já vamos começar a fazer a divulgação em nossas redes”, disse a diretora Célia Pereira.

 

Os alunos, professores e servidores podem doar livros de qualquer gênero. Eles serão distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias, além de espaços de leitura em comunidades com vulnerabilidade social. “Livros técnicos, ficcionais, biografias, histórias em quadrinhos e literatura infantojuvenil, ou seja, qualquer livro usável pode ser doado para a campanha ‘Doe Livros, Doe Conhecimento’”, declarou Sandra Batista.

Sobre o Portal- O Portal do Conhecimento busca atender demandas provenientes das escolas municipais e das bibliotecas comunitárias e demais espaços de leitura.


Segundo a coordenadora Sandra Batista, a parceria contribui com o “alargamento de horizontes do aprendizado e do conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos municípios e comunidades”.

 

Municípios com interesse em criar e ampliar seus acervos de livros podem enviar ofício, via e-mail, para [email protected].gov.br. O telefone do projeto é (91) 4009- 7847.

 

Quem quiser doar ou obter mais informações sobre o projeto deve ligar ou acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).

Fonte: Ioepa