Notícias

Imprensa Oficial emite certificados digitais para técnicos do Igeprev
29/09/2021


 

Técnicos da Agência de Registro da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) emitiram, na manhã da última quarta-feira (29), 14 certificados digitais para procuradores, contadores e técnicos que necessitam deste documento para validar as assinaturas eletrônicas nos serviços ofertados pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). A ação é a primeira etapa de um contrato maior entre as duas instituições, que prevê a certificação de alguns servidores do Instituto ao longo do ano.

 

Trata-se de mais um contrato firmado pela autarquia para assegurar a integridade nas transações eletrônicas de órgãos públicos estaduais. Em junho deste ano, o governador Helder Barbalho renovou a assinatura digital para agilizar o serviço de cessão de títulos de terra no processo de regularização fundiária do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), que também renovou contrato com a Ioepa para aquisição de 250 assinaturas digitais.

 

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, a parceria firmada com o Igeprev faz parte de um trabalho fundamental para agilizar os processos de aposentadoria e de pensionistas do Estado. “A certificação digital da Ioepa emitida aos técnicos e servidores do Igeprev vai facilitar e agilizar ainda mais com que o trabalho de excelência do instituto chegue, cada vez mais e com melhor qualidade, aos servidores do Estado do Pará”, disse Jorge Panzera.

 

Desde que passou a ser Autoridade de Registro vinculada à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que incorporou recentemente a Autoridade Certificadora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), a Ioepa vem trabalhando na emissão de certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.

 

“Cada vez mais estamos sendo reconhecidos por representantes de secretarias e órgãos estaduais e municipais, que já sabem que a Imprensa Oficial é uma agência certificadora e tem dado preferência ao nosso trabalho pelo bom atendimento, agilidade nas transações e preços mais baixos que o mercado”, reforçou a gerente Comercial da Ioepa, Ana Raquel.Foto: Divulgação

 

Autenticidade - O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais, o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.

 

Os certificados emitidos para os técnicos e servidores do Igeprev foram e-CPF (para pessoa física), do tipo Token USB A3, com validade de três anos.

 

Para mais informações e agendamento sobre os tipos de certificação emitidos pela Imprensa Oficial é só acessar o site: https://www.ioepa.com.br/portal/certificacao/.

 

Texto: Julie Rocha – Ascom/Ioepa

Fonte: Agência Pará