Notícias

Portal do Conhecimento doa 300 livros para acervo da Escola Tecnológica Dr. Celso Malcher
22/11/2021

O Portal do Conhecimento, projeto de arrecadação e doação de livros da Imprensa Oficial do Estado, entregou nesta semana, 300 livros para a Escola Estadual de Educação Tecnológica do Estado do Pará “EETEPA Doutor Celso Malcher”, localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PTC Guamá). Os livros selecionados foram arrecadados pela campanha “Doe Livros, Doe Conhecimentos” e vão compor o acervo da biblioteca que será montada pela instituição.

Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Batista, por se tratar de uma escola técnica grande parte dos livros selecionados são voltados para os cursos ofertados aos estudantes. “São livros de informática, comportamento, administração, políticas públicas, qualidade de vida, idiomas, contabilidade, sociologia, filosofia e direito, mas também selecionamos alguns de romances para que a juventude se interesse por esse tipo de literatura e exercite a imaginação”, comentou.

Na próxima semana, está agendada a doação de 300 livros ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), em Ananindeua. Trata-se da primeira das cinco doações agendadas pelo Portal do Conhecimento ao programa TerPaz. Nesta ação, os livros vão complementar o espaço de leitura do programa, que oferta oficinas diversas à comunidade na nova Usina de Paz (UsiPaz Icuí), localizada na estrada do Icuí-Guajará.

No início do mês, os técnicos do Portal do Conhecimento entregaram mais 260 livros técnicos e de literatura para o espaço de leitura da Escola de Administração Penitenciária do Estado do Pará (EAP), localizada no município de Marituba. “Como estão reformando o prédio e construindo o espaço, nos solicitaram alguns livros que vão somar aos outros doados por meio de uma campanha que também estão organizando”, informou Sandra Batista.

Pontos de Arrecadação

Para fortalecer a campanha de arrecadação de livros do Portal do Conhecimento, a fim de atender às solicitações de doações de espaços de leitura e bibliotecas comunitárias pelo Pará, Sandra Batista esclarece que já foram firmadas algumas parcerias com entidades públicas e privadas, como pontos de arrecadação de livros. “No início do mês, colocamos um ponto de arrecadação no prédio da Biblioteca da Universidade Federal do Pará e já arrecadamos duas remessas de 500 livros técnicos, didáticos e de direito, mas a campanha de arrecadação segue até o final de dezembro”.

Já a campanha “Condomínio Amigo da Leitura”, iniciada setembro, em parceria com o Sindicato dos Condomínios do Pará (Sindcom/Secovi), também segue até o final do ano com pontos de arrecadação de livros em doze condomínios de classe média da capital paraense. Já foram arrecadados 445 livros em dois edifícios parceiros.

Para esta doação, os técnicos do Portal do Conhecimento tiveram o cuidado de separar os livros direcionados às oficinas que são ofertadas no local. “Separamos livros de música, literatura, didáticos, revistas em quadrinhos, de receitas e outros que possam atender ao público daqueles bairros”, informou Lana Sanreth, técnica do projeto.

Para mais informações sobre o Portal do Conhecimento, acesse o site da Ioepa: https://www.ioepa.com.br/portal/amigo.aspx ou a página da campanha no Facebook: https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/

 

Fonte: Ioepa