Notícias

Editora da Ioepa lança 30 livros na 24ª Feira do Livro e das Multivozes
07/12/2021


 A editora pública da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) lançou 30 livros nos cinco dias da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e no último dia, no domingo (05), a Editora Dalcídio Jurandir fechou a programação do estande da Ioepa com o lançamento de seis livros feitos por meio de um edital com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado Pará (Uepa).

Todos os lançamentos da tarde tiveram grande participação do público que foi à 24ª Feira do Livro para prestigiar os autores, comprar os livros e ganhar autógrafo. Antes mesmo das 17h, os autores e organizadores das seis obras produzidas pela Uepa começaram a chegar para receber o público e autografar os livros: "Amazônia: histórias, culturas e identidades", com Jairo Silva, Telmo Araújo e Tony Costa; "Juventude e Educação no Pará: Projetos de Vida", Trajetórias e Gênero, com Lucélia Bassalo e Célia Ribeiro da Silva e "Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa? Construção de Identidades na Amazônia", com Lana Silva e Izabel Oliveira;

As obras “Amazônia: Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão e Secretariado", com Alexandre Gaia, Marcelo Correia e Roberto Fialho; "Gênero, Corpos e Sexualidade em Contextos Contemporâneos", com Ana Lídia Nauar, Thiago Silva e Rosângela Quintela; e "Indicação Geográfica de Procedência do Queijo Artesanal do Marajó/PA: Assimetria do Poder e (Des) Envolvimento Territorial", com Benedito Cruz também contaram com a presença dos autores e teve momentos emocionantes.

O projeto para dar publicidade à produção científica e pesquisas da Uepa surgiu quando Rodrigo Moraes, atual secretário municipal de Habitação comandava a editora da Ieopa. Rodrigo Moraes destacou a força da produção científica da Uepa. “A parceria com a Ioepa dá vazão a esse saber e ajuda na formação de dezenas de pessoas”, disse Rodrigo Moraes.

Anderson Maia, diretor do CCSE, lembrou que a Uepa tem mais de 85 grupos de pesquisa e nada melhor do que o edital Uepa/Ioepa para publicizar e dar vida às produções científicas que a universidade produz no dia a dia.

“Apresentamos essa proposta ao professor Rodrigo Moraes e que, de pronto, junto com ao Jorge Panzera, aceitaram e podemos hoje materializar essa produção científica que os nossos professores, os nossos alunos produzem dentro da universidade. Agradeço aos autores e garanto que CCSE está na vanguarda da produção científica, do desenvolvimento dos cursos de graduação e de pós-graduação da nossa universidade”, relatou Anderson Maia.

Ele finalizou agradecendo ao professor João Paulo que esteve com ele durante todo o processo e hoje o professor Frederico Bicalho e a Moisés Alves, que deu seguimento ao trabalho de Rodrigo Moraes na editora da Ioepa.

 Moisés Alves disse que um livro passa por muitas mãos antes de chegar até o leitor e agradeceu o trabalho dos arte-finalistas, como o Edilberto e aos trabalhadores da gráfica que trabalharam tardes e noites pra entregar as obras: “Sem vocês, que estão na base do processo da edição e da impressão, estas obras não estariam à disposição do público”.

 Jorge Panzera afirmou que o lançamento das obras da Uepa foi fruto de mais um edital público. “Ontem (04) nós lançamos o edital público Dalcídio Jurandir para 2022,entregamos 11 livros e hoje estamos entregando mais seis livros fruto de um edital público, selecionados pelo centro de educação da Uepa, que selecionou e escolheu os vencedores, estabeleceu seus critérios científicos e, para nós da Ioepa, é imensa alegria este lançamento”, relatou o presidente da Imprensa Oficial.

 Panzera destacou que quando chegou à Ioepa o seu desejo era criar um edital público “para todo mundo concorrer” e fazer parceira com universidades. “Especialmente a Uepa, que é um ente irmão da Imprensa Oficial. Eu tenho dito que não estamos entregando para os autores, a gente está entregando para a sociedade paraense a produção que vocês fizeram. Aqui, boa parte dos livros são produções coletivas, coordenados e organizados por dois, três professores, mas com participação de um conjunto de pesquisadores. Então isso mostra ainda mais a força do trabalho e de uma produção coletiva que pensa caminhos de desenvolvimento para o nosso Estado; para a nossa população”, disse Jorge Panzera.

Com informações de Railidia Carvalho

Texto: Ailson Braga

Fotos: Victor Johann

Fonte: Ioepa