Notícias

Ioepa e Uepa lançam e-books sobre pesquisas no interior
30/03/2022

A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançaram, nesta manhã de quinta-feira (30), em um evento híbrido, a versão e-book de sete livros produzidos nos campi de interiorização da universidade. As obras levam o selo da Editora Pública Dalcídio Jurandir, e são resultado do segundo edital produzido em parceria entre as duas instituições.

A cerimônia presencial no auditório Paulo Freire, contou com a presença do diretor e do vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE / Uepa), o professor Anderson Maia e o professor Frederico Ricardo, respectivamente; do presidente da Ioepa, Jorge Panzera; do professor Rodrigo Moraes, atual secretário municipal de Habitação (Sehab); do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Mailson Lima e das professoras Socorro Hage e Ionara Terra, responsáveis pelos grupos de pesquisa de interiorização e da capital do CCSE.

O diretor do CCSE da Uepa, Anderson Maia agradeceu a Imprensa Oficial do Estado pela oportunidade de dar prosseguimento à publicação das obras científicas do CCSE. “São obras da interiorização da nossa universidade, que está presente não só na capital, mas em 16 municípios desse estado e a gente deu como prioridade neste edital a possibilidade de nossos professores e professoras da interiorização pudessem publicar as suas obras científicas e literárias decorrentes de suas pesquisas, dos seus estudos nos grupos de pesquisas do CCSE”.

A versão e-book do primeiro edital também foi lançada de forma online por conta da pandemia de Covid-19, em uma live realizada no final de abril de 2021, com a participação dos organizadores das obras de produção científica. “É muito importante dar continuidade a esse trabalho que valoriza uma parceria com uma universidade que é coirmã da Ioepa, pela importância das publicações e da relação com o estado do Pará”, frisou o titular da Ioepa, Jorge Panzera.

As obras do primeiro edital tiveram suas versões impressas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir lançadas no estande da Ioepa, na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em dezembro de 2021. São elas: “Indicações Geográficas do Queijo do Marajó”; “Gênero Corpos e Sexualidade”; “Amazônia História Cultura e Identidade”; “Amazônia Desenvolvimento Sustentabilidade Gestão e Secretariado”; “Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa” e “Construção de Identidades e Juventude e Educação no Pará”.

O coordenador da editora pública Dalcídio Jurandir, Mailson Lima, destaca o diferencial do segundo edital, que priorizou obras de pesquisadores dos grupos de interiorização, em detrimento das obras publicadas no primeiro edital, mais voltadas aos pesquisadores da Região Metropolitana de Belém. “A editora Dalcídio Jurandir se soma no esforço da Uepa de dar visibilidade às pesquisas na região, o que pra nós é uma honra, pois seguimos cumprindo a nossa função, fazendo com que a sociedade paraense tenha conhecimento do que a universidade está produzindo”.

Pelo canal da universidade no Youtube, os pesquisadores puderam acompanhar a cerimônia presencial e também falar sobre um pouco das produções. “Hoje é um dia muito importante por saber que os alunos estão sendo contemplados com o edital. Quero dizer que nossos docentes e discentes se envolveram bastante para que esse livro fosse lançado e é muito bom saber que foram valorizados e serão lembrados”, disse a professora Ionara Terra, que organizou o livro “Residência Pedagógica: Vivências dos Residentes de Química nas Escolas Públicas do Estado do Pará”.

O professor Airton Pereira, um dos organizadores do livro “Saberes e Práticas da Formação Docente”, disse que a obra é um dos produtos do grupo de pesquisa “destinado a trabalhar a formação e a produção de materiais didáticos com os professores de Ciências Naturais da Educação Básica com alunos com deficiência visual”.

Uma versão impressa de cada obra também foi entregue aos representantes do CCSE. A versão impressa deve ser lançada na próxima edição da Feira do Livro, prevista para o final do ano, em Belém. As obras lançadas no segundo edital em formato e-book, são:

“Saberes e Práticas de Formação Docente”, organizada por Airton dos Reis Pereira, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa e Mirian Rosa Pereira;

“Territórios Insulares – Saberes da Biodiversidade e seus Processos Educativos”, de Maria das Graças da Silva; “Na Amazônia Paraense – Concepções e Práticas”, organizada por Maria do Socorro Castro Hage;

“Formação de Profissionais da Educação e da Saúde: Cenário de Desafios”, organizada por Nidal Afif Obeid Freitas, Dagmar Fonseca Souza e Priscila Rodrigues Caminha Carneiro;

“Residência Pedagógica: Vivências dos Residentes de Química nas Escolas Públicas do Estado do Pará”, organizado por Ionara Terra

“Óleos Essenciais e Aromas de Espécies da Amazônia Paraense, organizado por Fábio Luiz Figueiredo e João da Silva Carneiro”

*Texto de Julie Rocha (Ascom / Ioepa)

Fonte: ASCOM IOEPA