Notícias

Imprensa Oficial do Estado comemora Dia do Gráfico
07/02/2022


 

O Dia do Gráfico foi comemorado na segunda-feira (7) pela Imprensa Oficial do Estado do Pará com uma cerimônia simbólica com homenagens, no auditório da autarquia.


O chefe de gabinete da Ioepa, Jorge Santa Brígida, abriu o evento falando sobre a importância do Dia do Gráfico, que passou a ser celebrado após uma greve em São Paulo, em 7 de fevereiro de 1923 por melhores condições de trabalho e salário.


O diretor técnico industrial da Ioepa, Allan Brandão, lembrou de todas as transformações que a categoria vem passando com a era digital, inclusive na Ioepa e parabenizou a equipe por toda dedicação e trabalho. "O que se ouvia por aí era que a área gráfica iria se extinguir, mas não creio nisso porque é ainda uma área muito necessária. A gente quer tocar no livro e ler e a impressão de livro não vai acabar tão cedo", disse ele.


Representando a diretoria administrativo-financeira da Ioepa, Moisés Alves lembrou que os gráficos têm uma importância histórica para o Brasil. “O gráficos fazem parte da história desse país. Nesse dia 7 de fevereiro houve uma greve histórica em São Paulo, quando os gráficos foram lutar por melhores condições de vida e trabalho. Esta luta emblemática teve e tem ecos em nossa vida e na atuação de outra categorias”, lembrou ele. 


Ele ressaltou que para o trabalho de publicar livros – uma das missões da editora da Ioepa – os gráficos e seu trabalho são essenciais. “Sem os gráficos não conseguiríamos dar voz aos escritores e livros aos leitores”, concluiu.


O presidente em exercício da Ioepa, Aroldo Carneiro, abriu o evento com um agradecimento a todos os profissionais do setor gráfico e destacou a importância deles para a existência da autarquia desde sua criação em 1890. “A categoria dos gráficos é uma das mais combativas e guerreiras que nós temos no Brasil e devemos respeito a ela. Fica aqui nossa gratidão e agradecimento aos gráficos que fazem parte da Ioepa”, disse Aroldo Carneiro.


Ao final da cerimônia foi servido um almoço aos presentes.


Texto: Ailson Braga e Julie Rocha 

Fotos: Julie Rocha

Ascom/Ioepa

Fonte: Ascom/Ioepa