Notícias

Ioepa entrega guia para diagnóstico e tratamento para o HIV/Aids
01/04/2022

Imagens reais de pacientes com HIV/Aids e doenças dermatológicas, internados no ambulatório do Hospital Universitário João de Barros Barreto, estão reunidas em um álbum com 70 páginas, impresso pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado. A obra é um guia que auxilia no diagnóstico e posterior tratamento dos acometidos pelo HIV.

Segundo a médica infectologista Rafaela Ferreira, que assina o trabalho junto aos médicos Carla Pires e Julius Caesar Monteiro, o material é resultado de sua dissertação de mestrado na Universidade Federal do Pará (UFPA), com um estudo de sete meses de coleta de pacientes que estavam internados ou em ambulatórios no hospital.

"Nós acompanhamos os pacientes, fizemos o registro fotográfico após o consentimento de cada um deles, o material passou pelo Comitê de Ética e depois montamos uma coletânea com a descrição das fotos falando um pouco de cada doença", contou.

Com o título "Para educação permanente de profissionais de saúde - sobre alterações dermatológicas em pessoas vivendo com HIV/Aids", o manual é um livro para quem vive o desafio diário de providenciar cuidados e se propõe a tentar melhorar a qualidade de vida da população vivendo a Aids. "Nele constam as lesões dermatológicas que mais acometem essa população, lembrando que 90% das pessoas que vivem com HIV/Aids em algum momento vão apresentar alguma doença dermatológica", informou a autora.

Ela ressalta que no momento em que o leitor, ou seja, o profissional de saúde olhar as fotos, poderá se habituar com as lesões e começar a pensar em um diagnóstico de infecção pelo HIV/Aids. "Ou quando o paciente já for HIV, lembrar das fases de supressão", reforça.

A obra foi produzida na versão impressa e em PDF, utilizando a metodologia da saúde inovadora, facilitando a identificação da doença por meio das fotos em imagens reais e em alta resolução. "Há uma escassez na literatura em relação ao tema, pois quando o profissional tem acesso a um trabalho desses refere-se a materiais com fotos da internet, que não são reais ou são de lesões em população específica, que não são pessoas vivendo com HIV/Aids", explicou.

Para os profissionais da Saúde e estudantes da área, o manual representa um guia para o melhor entendimento dessas patologias e de seus diagnósticos diferenciais, o que, nas palavras do autor do prefácio deste livro, o médico Fernando Costa Araújo, abre a possibilidade aos profissionais da saúde de terem uma atitude de vigilância e de enfretamento oportuno e precoce às enfermidades mucocutâneas - o que ecoará na saúde global do paciente, reduzindo morbidade, sentimentos de inadequação e estigmas exacerbados pelo processo de adoecimento.

Para o atual diretor administrativo e financeiro da Ioepa e responsável pelo texto de apresentação do manual, Moisés Alves, investir na produção de conhecimento científico é um dos pilares de atuação da Editora Pública Dalcídio Jurandir. "O livro vem preencher uma lacuna na produção médica da Amazônia por vários motivos, mas o principal deste é a representação descomplicada e de fácil compreensão sobre as uma série de doenças de pele que atacam as pessoas que vivem com HIV/Aids", escreveu ele.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera disse se tratar de uma obra "forte, oportuna, importante e de leitura obrigatória para quem se interessa por saber um pouco mais sobre a vida das pessoas que vivem na Amazônia, às vezes tão maltratadas e necessitadas de cuidados".

*Texto de Julie Rocha (Ascom / Ioepa)

Por Governo do Pará (SECOM)

Fonte: ASCOM IOEPA