Certificação Digital

Edição online do Diário Oficial do Estado tem certificação digital

A versão online do Diário Oficial do Estado agora é certificada digitalmente. A certificação digital garante que o documento acessado é uma versão original e que não sofreu nenhum tipo de alteração. Para ter a garantia da autenticidade da edição, o usuário deve acessar a página de interesse no DOE e abrir a versão em PDF, em seguida clicar no botão "Painel de Assinaturas", que fica no canto superior direito da página. Uma janela irá abrir ao lado esquerdo publicação com a descrição da certificação e validade da assinatura.

A certificação digital do Diário Oficial do Pará está funcionando desde janeiro de 2012, disponibilizando a assinatura digital da Imprensa Oficial do Estado nas páginas do Diário Oficial. O Certificado Digital também garante a confiabilidade de documentos na tramitação digital, e em breve será utilizado para aprimorar a segurança do envio de documentos para publicação no DOE.

Para o presidente da IOE, Cláudio Rocha, "a Imprensa Oficial entrou em uma nova fase tecnológica. A Autoridade de Registro (AR) nos permite prestar o serviço de certificação de documentos digitais para pessoas jurídicas e físicas, além da identidade digital. A tendência é a eliminação gradativa dos documentos em papel, como já vem acontecendo com a Receita Federal, por exemplo, e para isso é preciso ter segurança com os dados digitais”, explica.

O próximo passo é disponibilizar uma autenticação digital do Diário Oficial, que será uma forma de código protocolar, como já acontece com a autenticação de pagamento bancário, que identifica através de uma série numérica a autenticidade e confiabilidade do documento. Esse também será um serviço prestado pela IOE que estará habilitada a implantar o sistema em empresas públicas e privadas.

As mudanças nas documentações devem extrapolar, em pouco tempo, os limites das organizações empresariais. Os documentos pessoais também deverão convergir para uma fonte online. As carteiras de identidade deverão funcionar com um chip onde estarão guardados digitalmente todos os dados do usuário. O que parece algo distante, na verdade já faz parte do dia a dia da população que utiliza cartões de crédito, os chips dos cartões guardam os dados bancários do titular e é nesse mesmo sistema que irá funcionar o novo modelo de registro de geral de identificação pessoal.

Quem não quiser esperar a mudança da carteira de identidade para ter os dados pessoais digitalizados, poderá adquirir o serviço na própria IOE. O produto, o Certificado Digital, é comercializado em cartões com chip ou em tokens criptográficos. Para mais informações, acesse o link AUTORIDADE DE REGISTRO ou clique AQUI.