Notícias

Reunião com Imprensas Oficiais Latino-Americanas
23/08/2019


O uso da inteligência artificial na busca das páginas de jornais oficiais, o mercado para as editoras oficiais, um panorama das Imprensas Oficiais na América Latina e os projetos em trâmite no Congresso Nacional foram assuntos da reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO) e do Fórum Americano dos Diários (Redboa), de 22 a 24 de agosto, no hotel Jatiúca, em Maceió.

A discussão de novos produtos e serviços oferecidos pelas Imprensas Oficiais Estaduais também foi pauta do evento, como é o caso da certificação digital e da estruturação da editora no Pará, que foi representado pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, acompanhado do diretor industrial, Alan Brandão e do gerente do Diário Oficial, Cleiton Costa.

“Foi um momento importante, de troca de informações e de experiências de quem faz os Diários Oficiais e outras ações nas Imprensas Oficiais do Brasil e de outros países, e o Pará não poderia deixar de marcar presença em um momento tão importante que estamos vivendo, da mudança do Diário 100% digital e de outros serviços e produtos que estamos lançando”, disse Jorge Panzera.

Para o diretor industrial da Imprensa Oficial do Pará, Alan Brandão, a Imprensa Oficial do Pará se destaca por contar tanto com serviços de caráter social, como é o caso do projeto Portal do Conhecimento, de incentivo à leitura, como por oferecer produtos com perfil comercial, como é o caso da gráfica e do sistema e-Diario. “Continua claro o desafio de dinamizar e ampliar a produção fim da Ioepa, que é a de editar o Diário Oficial, mas as possibilidades de desenvolvimento de produtos e serviços são inúmeras”, destacou.

O gerente do Diário Oficial da Ioepa, Cleiton Costa, ressaltou que a experiência do Pará na transformação de um Diário Oficial com edição 100% digital é um fato relevante, mas que “tem exigido cuidados extremos com a segurança dos sistemas”.

Os representantes do Pará também aproveitaram para conhecer a sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que leva do nome do grande escritor alagoano e que também presidiu a entidade.

O evento contou com a participação de vários representantes da América Latina, como México, Chile, Cuba, Argentina, Uruguai e de Costa Rica. O diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, disse que a escolha de Alagoas como o estado anfitrião do evento reflete a gestão de destaque no cenário internacional, já que as duas últimas edições do evento foram na Costa Rica e na Argentina. “Dessa vez não só conseguimos trazer para o Brasil como para Alagoas”, pontuou.

Texto: Leila Márcia

Ascom/Ioepa

Fonte: