Notícias

Comunidade acadêmica da UEPa ganha ação literária da IOEPa
27/11/2019


Livros de vários estilos como prosa, poesia e acadêmicos, editados e impressos pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) estão à disposição de estudantes e professores que circularem pelo Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE-Uepa), nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), das 8h às 17h.

A comunidade acadêmica terá a chance de adquirir os últimos lançamentos da Imprensa Oficial na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, ocorrida no Hangar, em Belém, além de outras obras pertencentes ao acervo da Ioepa. Trata-se da segunda ação literária da Ioepa, que tem como objetivo levar o trabalho de escritores paraenses ao encontro do público universitário.

Nesta edição, os preços variam de R$ 5 a R$ 40, e o público interessado terá acesso a diversos livros de variados gêneros, como pesquisa científica e social, ficção, poesia etc.
Os destaques da segunda ação literária da Ioepa na Uepa são os livros "Flauta de Bambu", de Haroldo Maranhão; "Tupaiulândia, livro de Paulo Rodrigues dos Santos, uma das mais importantes obras sobre a história da cidade de Santarém; e “Mair –Abá – Coração de Mãe”, de João Brasil Monteiro, com várias histórias e curiosidades sobre Marabá.
Alguns títulos já são do acervo da Ioepa, além dos relançamentos e destaques da 23ª Feira do Livro, entre eles, “Canções – Waldemar Henrique”, de Vicente Salles; “Instrumentos Musicais Indígenas”, de Edir Lobato; "Olhos de Ressaca", de João Bosco Maia; "A Colônia União e a Luta pela Terra na Rodovia Belém-Brasília", do escritor Marcos Carmo de Almeida; e "Pastoral do Menor", do irmão Ronald David Hein.

“É uma ação que visa coletivizar cada vez mais as produções literárias com selo da Ioepa, para que toda a comunidade acadêmica da Uepa tenha acesso às obras dos escritores paraenses”, informou Roony Oliveira, assessor da editora pública da Ioepa.

O assessor da editora da Ioepa ressalta que as próximas ações literárias nas universidades públicas contarão com saraus, leitura de poesias, rodas de conversas com escritores, sessões de autógrafos e outras novidades que estão sendo pensadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa, para incrementar esses eventos. "Nossa intenção é dar a conhecer nosso acervo, mas também estimular o interesse pelo livro e pela leitura de uma forma mais ampla, para gerar conhecimento e dar acesso à cultura", definiu Rony Oliveira. A ação tem apoio da Loja da Ioepa, por meio de Nilson Damasceno, que atende ao público leitor.

SERVIÇO: A 2ª ação literária da Imprensa Oficial do Estado será nesta quarta e quinta, dias 27 e 28 de novembro, das 8h às 17h, no estande montado na área de acesso ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE-UEPA), na travessa Djalma Dutra, S/N.

Texto: Ailson Braga
Fotos: Eduardo Rosas e Roony Oliveira.

Fonte: