Notícias

IOE apresenta política literária do Pará em reunião da ABIO
17/12/2019
Ascom/ABIO
Moisés Alves (Editora Pública Dalcídio Jurandir)
Ascom/ABIO
Apresentação da Editora Pública Dalcídio Jurandir
Ascom/ABIO
Ascom/ABIO
67ª Reunião da ABIO (Associação Brasileira de Imprensas Oficiais)


A Imprensa Oficial do Estado participou, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Vitória, no Espírito Santo, da 67ª Reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO) para falar dos investimentos no Pará com a implantação da política pública do livro, que tem como carros-chefes a Editora Pública e o Portal do Conhecimento, responsáveis pelo fomento e valorização da literatura e da leitura paraense.


"Durante a palestra que promovemos foi mostrado todo o trabalho que é realizado no Pará, com investimentos na política pública literária, que busca valorizar a cultura e a literatura paraense, fomentando a produção de livros no estado do Pará, por meio da editora pública e do Portal do Conhecimento. Estes dois projetos se complementam porque um fomenta a produção e publicação de livros e o outro arrecada, distribui para bibliotecas comunitárias, além de incentivar a leitura”, disse Moisés Alves da editora pública.


Segundo ele, a reunião foi uma “experiência importante para fortalecer as diversas políticas públicas desenvolvidas pelas Imprensas Oficiais. Vimos também que temos atividades parecidas em editoras como São Paulo e Paraíba e isso mostra que estamos trilhando o caminho certo”, comentou ele.


A 67ª reunião da ABIO contou com a presença de representantes de várias Imprensas Oficiais do Brasil, com palestras variadas sobre as experiências e atuações dos projetos desenvolvidos nos estados. A Empresa Gráfica da Bahia falou sobre as perspectivas das Imprensas Oficiais após a medida provisória nº 892/2019 e da proposta de apresentação do modelo de digitação e guarda de documentos da EGBA. A advogada da ABIO, Carolina Gondim, também informou aos presentes sobre os andamentos dos projetos de interesses das Imprensas Oficiais em trâmite no Congresso Nacional.


A participação das Imprensas Oficiais em feiras e festivais literários foi assunto da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e os desafios da Imprensa Oficial do Espírito Santos foram relatados pela jornalista e assessora de comunicação do Departamento da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), Stephanie Oliveira.


No final do encontro, os participantes realizaram visita ao Palácio Anchieta, recebidos pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. As próximas reuniões da ABIO estão agendadas para abril, na Paraíba, e junho de 2020, no Pará, nas comemorações dos 130 anos da Imprensa Oficial do Estado.


Texto: Julie Rocha
Fotos: Ascom/ABIO

Fonte: