Notícias

Servidores da Imprensa Oficial do Estado aderem ao Outubro Rosa
21/10/2016
Ronaldo Quadros
Para a gerente de RH Iza Sarmento, “ainda existem mulheres que não fazem o autoexame”.
Ronaldo Quadros
Cristina Rocha, 54, gerente administrativa diz que a Campanha faz um alerta para as mulheres.
Ronaldo Quadros
Sevidoras receberam flores e uma cartilha informativa sobre o câncer de mama.

Servidores da Imprensa Oficial do Estado reforçaram, na manhã de hoje, 21 de outubro, a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. A ação de conscientização sobre a prevenção à doença ocorreu com a distribuição de cartilha fornecidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) que tem como tema: Câncer de mama: é preciso falar disso.

Para a gerente de Recursos Humanos da IOE, Iza Sarmento, de 56 anos, a campanha é de suma importância, pois “ainda existem muitas mulheres que não se preocupam com o autoexame”, constatou. Ela acrescenta que com a propagação da doença, todo tipo de informação é importante pra ampliar o conhecimento. “Aqui na IOE a gente sabe que algumas servidoras ainda não fazem o autoexame e não sabem da importância que esse exame tem para a mulher”, alertou.

Sarmento acredita que a preocupação deve envolver toda a família. “A mulher doente precisa ter ajuda de toda a família, principalmente de seus parceiros, que devem incentivar suas esposas, mães e parceiras a procurarem um mastologista para se prevenir”, recomendou.

Cristina Rocha, 54, gerente administrativa, lembrou que quando a Imprensa Oficial começou a trabalhar com as diretrizes do programa Atitude, vieram vários especialistas para falar sobre diversas doenças, entre elas o câncer de mama. “Foi um alerta para as mulheres e começamos a perceber que os homens também, principalmente os casados, passaram a se preocupar também com o câncer de mama”, informou. Para Rocha, é papel das empresas e órgãos públicos essa preocupação com seus colaboradores.

Recepcionista da Imprensa Oficial, a servidora Cíntia Portilho, 39, disse que após o falecimento de uma diretora da IOE devido ao câncer de mama, ela passou a se preocupar mais com a doença. “Foi um alerta pra todas nós (servidoras) e pela primeira vez eu procurei um mastologista, e agora, sempre estou fazendo o autoexame, porque se você detecta a doença logo no início, a chance de cura é muito maior”, observou

A diretora de Documentação da IOE, Carmen Palheta, reforçou que quando a Imprensa Oficial agrega toda sua força na campanha é porque considera essencial alertar as pessoas, não só as mulheres, mas os homens também. “Já tivemos casos aqui (na Imprensa Oficial) de servidores que já foram vítimas do câncer de mama. E é com esse espírito de estimular a prevenção e o tratamento que a Imprensa Oficial adere à campanha Outubro Rosa”, finalizou Palheta. Ela lembrou que, além da ação desta manhã, a autarquia está com anúncios do Outubro Rosa na capa do Diário Oficial e das redes sociais do órgão.

Texto: Ronaldo Quadros
Ascom Imprensa Oficial do estado

Fonte: Imprensa Oficial