Notícias

Portal do Conhecimento busca doações de livros e parcerias
07/05/2021
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Projeto Portal do Conhecimento recebendo doações de livros da Editora Moderna
Eduardo Rosas/Ascom Ioepa
Sandra Batista (à esquerda), nova coordenadora do Projeto Portal do Conhecimento da Ioepa

Aumentar o número de doações, ampliar parcerias e o alcance das comunidades e municípios atendidos visando o hábito da leitura como um direito humano pelas ações do projeto Portal do Conhecimento, são as diretrizes da nova coordenação, de Sandra Batista, que assumiu o projeto da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) no último mês de fevereiro.

O Portal do Conhecimento trabalha com a política do livro e da leitura, e com a doação de obras para escolas públicas e bibliotecas comunitárias, em locais com baixos índices de leitura e vulnerabilidade social utilizando a leitura como ferramenta para contribuir com a cidadania. 

Segundo Sandra Batista, uma das primeiras providências foi fazer um levantamento de todo o acervo do Portal. “O acervo é muito bom. Organizamos, verificamos o que tinha e o que faltava. Observamos que existem obras de literatura clássica que pretendemos doar para alguma biblioteca municipal, de modo que possam conservá-las”, observou. 

Sandra Batista também disse que o Portal do Conhecimento tem uma carência muito grande de literatura infantil, mas isso ocorre porque é o que as escolas e bibliotecas comunitárias mais solicitam e é o tipo de literatura que mais é doada pelo Portal atingindo uma faixa etária de 3 a 10 anos, o que é muito bom porque as crianças começam cedo a ter o apreço aos livros. “Devido a essa demanda, literatura infantil é o que a gente mais precisa. Outra providência foi enviar os livros didáticos que estavam desatualizados para a reciclagem, criar uma página no Facebook para expor nossas atividades, solicitar doações e destacar a leitura como um direito humano. Por fim, estamos fazendo uma janela do Portal dentro do site da Ioepa que está em construção pela equipe de informática", informou Sandra Batista.

A coordenadora do projeto disse ainda que nesse período de pouco mais de dois meses, o Portal do Conhecimento enviou e-mails para todas as associações de municípios do Pará e a resposta foi imediata. “A gente tem recebido muitos pedidos aqui. Até agora, dezessete municípios mandaram ofícios e o questionário de caracterização, que criamos para obter mais informações das escolas ou bibliotecas que estão pedindo acervo. Dentro de cada município desses, alguns fizeram até 10 pedidos, outros cinco , dois... O que a gente vê é que há uma necessidade de melhorar a quantidade do acervo”, afirmou. 

Para suprir essa grande necessidade, Sandra Batista e a equipe do projeto correm atrás de doações e trabalham para atender algumas dessas solicitações. Houve algumas doações importantes ocorridas entre fevereiro e março. Duas de pessoas físicas: da engenheira ambiental Virgínia e de um doador anônimo e duas de pessoas jurídicas. “Uma da Editora Dalcídio Jurandir, aqui da Ieopa, que doou 82 livros entre os gêneros de ficção - prosa, e poesia - e obras de pesquisa científica; e uma da Editora Moderna, que doou 320 livros paradidáticos”, relatou a coordenadora.

Os doadores receberam o Certificado Amigo da Leitura para certificar está ação solidária que é revoluciona a vida de quem recebe o livro, afirma Sandra.

Ela ressaltou que além dessas parcerias com a Moderna e a Dalcídio Jurandir há contatos com a Editora Boitempo, com a Fundação Vale, além de outras editoras e com a Secretaria de Cultura do Pará (Secult). O Portal do Conhecimento aguarda retorno desses contatos.

Sobre o projeto

O Portal do Conhecimento busca atender demandas provenientes das escolas municipais e das bibliotecas comunitárias e espaços de leitura.
Entendemos que a parceria contribui com o alargamento de horizontes do aprendizado e do conhecimento, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho dos municípios e comunidades que tiverem interesse em criar e ampliar seu acervo de livros, podem enviar ofício via e-mail para [email protected]. O telefone do Portal é (91) 4009- 7847.

Quem quiser doar ou obter informações sobre a doação de livros deve ligar ou acessar a página do Portal do Conhecimento no Faceboook (https://www.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/).

Fonte: