Notícias

Órgãos de controle e Ioepa estudam alternativas de acesso ao DOE
28/05/2021
Técnicos da Diretoria de Documentação e Tecnologia (DDT) da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), Auditoria Geral do Estado (AGE) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM/PA) participaram da primeira reunião de trabalho que tratou da cooperação técnica entre as instituições com o objetivo de ajudar a facilitar o trabalho das auditorias dos órgãos de controle e fiscalização no acesso às pesquisas do Diário Oficial do Estado. A reunião ocorreu na manhã da última quarta-feira (26), na sede da Ioepa.

Segundo a diretora Helena Nahum, o objetivo das reuniões é entender as necessidades dos órgãos  para ver de que forma a Imprensa Oficial pode apoiar por meio desta cooperação. “Serão construídos entres os órgãos de controle dois acordos de cooperação. O primeiro diz respeito a disponibilização de acesso a base de dados do Diário Oficial e o segundo refere-se à normatização e padronização dos conteúdos a serem publicados no DOE, mas para este último precisamos da análise técnica do Tribunal de Contas do Estado”, observou.

Instituições como o Ministério Público Estadual já conseguem melhorar suas atividades por meio de um acesso ao banco de dados do Diário Oficial.
Outro órgão que terá acesso liberado para pesquisa por meio de acordo de cooperação é o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também deverá ser consultado sobre a proposta de normatização e padronização dos conteúdos que são enviados ao Diário Oficial. 

“Nós temos 49 categorias de publicações no Diário Oficial, entre publicações de diárias, férias, licitações e contratos, que precisam ser padronizadas para melhorar as pesquisas dos órgãos  controladores e de outros que consultam diariamente o conteúdo do DOE em seu trabalho”, finalizou.
Participaram da reunião o auditor e coordenador de TI da AGE, Roberto Mendes, o técnico da da área de TI do TCM/PA, Mauricio Matos, e o gerente do NTI da Ioepa, Léo Moreno.

Fonte: Texto e fotos: Julie Rocha (Ascom/Ioepa)