Notícias

Portal do Conhecimento inaugura ponto de coleta de livros
31/05/2021


 

O Portal do Conhecimento, projeto da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) recebeu três doações nesta segunda-feira (31), totalizando cerca de 300 obras para a campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”, e também abriu um ponto de coleta de livros em um condomínio da cidade de Belém. A caixa padronizada com a logo do Portal do Conhecimento está também sinalizada com indicações de localização, para que todos os moradores do prédio possam fazer suas doações.

 

Uma costureira, um jovem acompanhado de sua mãe e uma pedagoga receberam o certificado Amigo da Leitura, oferecido pelo Portal do Conhecimento como agradecimento às doações.

 

 A pedagoga Jaciane Oliveira, além de doar seu acervo, decidiu colocar um ponto de coleta do Portal do Conhecimento para que outros moradores de seu condomínio também fizessem doações. “Estamos nos desfazendo de uma biblioteca e já começamos a doar os livros faz um ano. A instalação do ponto de coleta foi muito bem recebida pelos moradores daqui do prédio. Acho importantíssimo esse projeto de vocês”, avaliou Jaciane Oliveira.

 

A pedagoga informou que conheceu o projeto Portal do Conhecimento pelas mídias sociais e ressaltou que poder ajudar a aumentar o acervo de bibliotecas é muito recompensador. “Principalmente se for do interior, que às vezes tem muita carência de livros”, comentou Jaciane Oliveira

Sandra Batista, coordenadora do Portal do Conhecimento, disse que a aproximação com vários condomínios continua sendo feita pelo projeto, assim como com as bibliotecas comunitárias. “Mas nesta parte temos alguns problemas com as bibliotecas com pouca organização; não estamos conseguindo nos comunicar com elas. Não sabemos se é pela pandemia ou outra questão”, disse Sandra Batista.

 

A coordenadora do projeto destacou a importância da imprensa e das redes sociais para divulgar a campanha “Doe Livros, Doe Conhecimento”. “A reportagem da Rádio Cultura nos trouxe muitos doadores. Há doadores que souberam da iniciativa pelas redes sociais do Portal, da Ioepa e de sites da internet”, ressaltou Sandra Batista.

 

Ela disse ainda que as parcerias com as bibliotecas municipais têm dado bons frutos, já que essas instituições possuem um público de idades muito variadas. “A cada dia aumenta o número de prefeituras em busca de livros para suas bibliotecas. Nossa dificuldade é só fazer a entrega das obras, devido à distância de alguns municípios. Mas vamos tentando resolver as coisas”, explicou Sandra Batista.

 

COMO DOAR

Para doar livros à campanha de arrecadação de livros “Doe Livros, Doe Conhecimento”, é só entrar em contato com a coordenação do projeto pelo telefone: 4009-7847 e e-mail: [email protected], no horário de 9h às 15h, de segunda a sexta.

 

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook: https://m.facebook.com/Portal-do-Conhecimento-IOEPA-104382188460994/?tsid=0.7994355901297381&source=result.

 

 

Fonte: