Notícias

Governador Helder Barbalho renova certificação digital com a Ioepa
18/06/2021

governador do Pará, Helder Barbalho renovou a sua certificação digital junto à Agência de Registro (AR) da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) como parte do contrato de Certificação Digital com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a autarquia.

A assinatura digital do governador é usada para agilizar o serviço de cessão de títulos de terra no processo de regularização agrária. A renovação ocorreu nesta quinta-feira (18) no Palácio do Governo e contou com a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera e com uma equipe da AR.

Jorge Panzera explicou que com a certificação digital, o Iterpa consegue agilizar a concessão de títulos de terra para agricultores de todo o Pará. “Antes, os certificados, que podiam chegar ao número de mais de mil por vez, eram assinados um a um manualmente pelo governador. Com a certificação digital, os títulos de terra são assinados em menos tempo e com toda a segurança jurídica”, disse Jorge Panzera. E acrescentou “Além do governador Helder Barbalho, que fez seu e-CPF conosco, muitos gestores do Governo do Estado também o fizeram, assim como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.”

 

SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A Ioepa é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais - ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Ao emitir certificados digitais, a Ioepa facilita e garante maior segurança nas transações financeiras via rede mundial de computadores. O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.

O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado (www.ioepa.com.br) e garante o controle e a segurança de informações de diversos tipos de transações eletrônicas; sobretudo com o objetivo de acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel, e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.

 

Fonte: