Notícias

Livro “Rios em Nós” será lançado em Soure, no Marajó
14/01/2022
Depois de ser lançado na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes, em Belém, o livro “Rios em Nós” tem lançamento também agendado para a cidade de Soure, no Marajó, no dia 15 de janeiro, às 20h, no espaço Las Vegas. 
Com o selo da Imprensa Oficial do Estado e da editora pública Dalcídio Jurandir, o livro é um resumo das vivências e experiências das escritoras Clébia Maciel, Djane Pereira, Flávia Leite, Gilcélia Mendes, Jandiassy Ribeiro, Maria Helena Viana, Rosângela Diniz e Tânia Monteiro com os diversos rios da Amazônia, do Brasil e do mundo. O rio Paracauari também ganhou páginas de destaque pelo olhar da professora marajoara Clébia Maciel, que expõe com poesia todo o seu sentimento pelo rio que banha a cidade onde nasceu. 
A coletânea no geral reúne poemas e memórias que descrevem, com linguagens literais e metafóricas, as belezas e as encantarias dos rios, além de também denunciarem as mazelas que se espalham em muitos rios amazônicos, entre elas, a chaga da exploração sexual que ainda hoje segue impune e permeia o cotidiano da região.  “Este livro nasceu como nasce o rio: naturalmente. Nasceu para contar histórias, relembrar momentos, refletir sobre a vida e compartilhar emoções”, explica Helena Viana, organizadora da coletânea, que em pleno auge da pandemia, em 2020, teve a ideia de realizar o projeto e convidou oito amigas para escreverem sobre a temática, com todas as autoras tendo em comum o fato de serem professoras, mestras em Letras, amigas da literatura, íntimas da linguagem poética e apaixonadas pela natureza e pela vida. 
O resultado foi uma coletânea considerada “uma declaração de amor, de orgulho e de pertencimento às origens ribeirinhas das autoras”, como definiu o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, na apresentação do livro. “O livro é formulado por mulheres e, por isso, talvez, ele traga a sensibilidade, o amor e o olhar generoso e metafórico que vão mostrar aos leitores de forma mais presencial a grande experiência vivida e descrita nessa obra”, reforça o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, Moisés Alves de Souza. 
Além dos textos, o livro traz fotografias de vários rios com imagens que complementam e dão mais significado à obra. As fotos são dos rios da Amazônia e de vários outros rios. O prefácio do livro é do escritor premiado Daniel da Rocha Leite, que  considera a coletânea uma experiência literária que torna o rio uma placenta de memórias, uma vez que é ao mesmo tempo parto e porto, a casa de uma escrita identitária e lançante e uma marca coletiva que não se encerra no próprio ato de escrever. Ele destaca ainda a sororidade que existe entre as autoras quando interpelam e denunciam reincidentes silêncios históricos, como os abandonos familiares, violência patriarcal e ausência do poder público que, diante de uma tessitura feminina, são confrontados com o tempo corrente para que a vida inscreva, nas histórias, um texto em nome próprio.
Após Soure, a obra terá também lançamento em São Luís, no Maranhão. O valor do livro é R$25,00. 

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “RIOS EM NÓS”
DIA: 15 DE JANEIRO DE 2022
HORA: 20 HORAS
LOCAL: ESPAÇO LAS VEGAS - SOURE- PARÁ

Fonte: Tânia Monteiro