Belém, 17 de Maio de 2022
PRINCIPAL
INSTITUCIONAL
HISTÓRIA
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
GRÁFICA
NOTÍCIAS
CONTATO
TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Notícias
Noite cultural abre comemorações dos 50 anos das obras de Walcyr Monteiro
06/05/2022
Uma noite de exaltação à cultura popular paraense marcou a sexta-feira ( 6), abrindo as comemorações dos 50 anos da série “Visagens e Assombrações de Belém”, publicada pela primeira vez no dia 7 de maio de 1972.
O evento ocorreu no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém e foi organizado pelo filho e curador da obra de Walcyr Monteiro, Átila Monteiro, reunindo familiares, amigos, escritores, autoridades e admiradores da obra do escritor Walcyr Monteiro, criador da série, falecido em 2019.
A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) foi representada pelo presidente Aroldo Carneiro e Moisés Alves, diretor administrativo e financeiro da autarquia.
Durante as comemorações, os convidados puderam prestigiar uma exposição dos livros lançados pelo escritor, encenação de algumas histórias dos personagens principais desse universo, como o Boto, a “Moça do Táxi” e a Matinta Perera, comandadas pelo ator Paulão.
Trata-se de um importante evento que resgata as obras do jornalista, professor e escritor Walcyr Monteiro. É um projeto muito importante dirigido pela Fundação Cultural do Pará", comentou Aroldo Carneiro.
Segundo Moisés Alves, Walcyr foi um grande escritor paraence, especialista em contos de assombração. "Para nós da Ioepa e da Editora Pública Dalcídio Jurandir, exergamos com muita importância o resgate das obras desse grande escritor paraense. O resgate da memória e das obras de Walcyr engrandece a cultura e a literatura paraense. Indico a leitura dos livros desse talentoso autor para todos", comentou.
Biografia - Walcyr Monteiro nasceu no dia 27 de janeiro de 1940, na cidade de Belém do Pará. Jornalista profissional, trabalhou e colaborou com diversos jornais e revistas.
Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Presidiu o Centro Paraense de Estudos do Folclore e foi secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministrava palestras sobre folclore.
O livro “Visagens e Assombrações de Belém” foi utilizado como base para produção do roteiro do longa-metragem Lendas Amazônicas (1998), e o curta-metragem Visagem (2006).
Fonte:
ASCOM IOEPA
Principal
Institucional
História
Certificação Digital
Notícias
Imprensas Oficiais
Contato
Parque gráfico
Produtos
Orçamento
Envio de matérias
Boletim BIO
Lista de autoridades
Hino do Estado do Pará
Constituição do Estado